Rita Couto

1997 – presente

Design comprometido com o tema Educação a Distância

Material didático para Educação Infantil: uma proposta em ação sob o olhar do Design

São Tomé e Príncipe: um espaço interdisciplinar de projeto

O Design mediando processos de cocriação interdisciplinares com foco na Doença de Alzheimer

Experiências do Design e Educação em duas pequenas ilhas no Golfo da Guiné

Brinquedos Óticos Animados e o Ensino de Design

Design na ressignificação de espaços educativos em São Tomé e Príncipe, África

O Design como uma possibilidade de formação acadêmica para o ilustrador

Confluências do Design-Terapia Ocupacional: uma metodologia com foco na Doença de Alzheimer.

O olhar atento: design a serviço de pessoas com TDAH

Aprendizagem baseada em Design: uma pedagogia que fortalece os paradigmas da educação contemporânea

O designer como agente de transformação sustentável na produção de artigos de moda

Design e literatura digital interativa bilíngue

Estudo de possíveis interações para e-book interativo para crianças surdas

O Design da Informação e o espaço físico da pré-escola em São Tomé, África

Design em Situações de Ensino-Aprendizagem: 20 anos de pesquisa no Laboratório Interdisciplinar de Design/Educação

Projeto de Pesquisa de livro digital para crianças surdas e ouvintes a luz do design em situações de ensino-aprendizagem

Desenvolvendo Narrativas Animadas para a Educação: a jornada de um designer animador

Design and Narrative for Deaf and Listener Children

Design and telemedicine: a promising collaboration

O Design como Mediador

O Design como Mediador

O Design como Mediador

O Design como Mediador

Raidhö – Plataforma Propositora Gameficada

O Design como Mediador

Design e ilustração: a fragilidade da formação de ilustradores no Brasil

Pesquisa em Design no Amazonas: ideias, desafios e perspectivas

O Ensino do Design no Amazonas: discursos sobre identidade cultural

Anamaria de Moraes: Uma coletânea

Formas do Design: Por uma metodologia interdisciplinar

Gustavo Amarante Bonfim: Uma coletânea

Teaching Design Project in sight of Design Partnership: a new-old way to teach Design

Design Committed to the Issues of Teaching and Learning

Designing a Learning Game for the Deaf Children as an Educational Technology

Educational suport for hypermedia design

Design of didactic material for teaching and learning situations: the case of São Tomé e Príncipe, África

Educational Suport for Hypermedia Design

Sob o olhar do Design: a construção de um ponto de vista

Image in the knowledge construction

Cultura visual e educação: uma experiência interdisciplinar (relato de pesquisa)

Fragmentação do conhecimento ou interdisciplinaridade: ainda um dilema contemporâneo?

A Cidade Submarina: um exercício projetual interdisciplinar

Sobre a complexidade e a prática do Design

Design em ambientes de hipermídia

Disciplina de projeto DSG1002 – Planejamento: uma proposta pedagogicá inovadora.

Educando através de aspectos artísticos do Design

Multi-trilhas virtual: avaliação do jogo de entretenimento para a aquisição da linguagem por crianças surdas.

Reflexões sobre Design, Cultura Visual e Educação na pós-modernidade

O processo de pesquisa é fascinante e desafiador

Design of Didactic Material: a multidisciplinary experience.

Design in Teaching and Learning Situations: an interdisciplinary dialogue.

Especialização de Design de Material Didático.

Design em situações de ensino-aprendizagem

Design in Situations of Teaching and Learning a case study

Image as a Language Learning Innovation

Design aplied to the visual literacy of deaf children

A relação entre Design e Artesanato e a importância da interdisciplinaridade na prática do Design colaborativo.

Design, game and learning

Design in Situations of Teaching and Learning a case study

Conceitos, fundamentos e ferramentas para o Design comprometido com o tema Educação a Distância

Design comprometido com o tema Educação a Distância

Design para construção e avaliação de objetos de aprendizagem mediados pela internet

A construção de um grafite digital coletivo como um recurso pedagógico em tempos de confinamento

A construção de um grafite digital coletivo como um recurso pedagógico em tempos de confinamento

Environmental Education in Protected Areas in Petrópolis Rio de Janeiro: children as agents of empathy for and engagement with the cause of nature conservation

Projeto Dia das Crianças 2020 no Bonfim: um exemplo de comprometimento pela causa da educação ambiental em tempos excepcionais

Projeto Dia das Crianças 2020 no Bonfim: um exemplo de comprometimento pela causa da educação ambiental em tempos excepcionais

É no Chuê-Chuá: um mergulho nos enredos das escolas de samba do Grupo Especial

14º Congresso Brasileiro de Design: Os CANVAS e o trabalho grupal

Design & aging: Challenges and urgency for the quality of life of a changing society

System crash: A redesign in the way of teaching

Ensino Ágil: Uma proposta pedagógica para a Era da Informação móvel

Rita Maria de Souza Couto é bacharel em Comunicação Visual e Desenho Industrial, Mestre e Doutora em Educação pela PUC-Rio, onde é professora Associada II. No Departamento de Artes & Design – DAD atua como docente e orientadora na graduação e na pós-graduação É coordenadora Adjunta do PPGDesign da PUC-Rio e membro eleito de vários Órgãos Colegiados do DAD. É bolsista de Produtividade em Pesquisa PQ1C do CNPq e Líder do Grupo de Pesquisa APRENDESIGN: Design em Situações de Ensino Aprendizagem. No âmbito da Pesquisa em Design tem publicado livros e artigos em periódicos e em anais de congressos nacionais e internacionais, com ênfase no estudo dos temas como ensino do Design e Design no ensino, interdisciplinaridade, pedagogia do Design, Design em Parceria, entre outros. É consultora ad hoc do CNPq, da CAPES, da FAPESP e da FAPERJ. Integrou o Comitê Assessor do CA DI como membro (2016-2018) e coordenou o Comitê Assessor de Desenho Industrial do CNPq (2018 -2019). Desde o ano de 2006 é Editora Chefe da revista Estudos em Design.
R. Marquês de São Vicente, 255 – sala 708F – Edifício Frings | Gávea/RJ Telefone: (21) 3527-1587E-mail: