O Design da Informação e o espaço físico da pré-escola em São Tomé, África

2015
  • Congresso
Anais do 7º Congresso Internacional de Design da Informação
Autor(es):
Este artigo tem por base os estudos realizados para o Programa de bolsa PIBIC CNPq – e apresenta o partido adotado e informações por meio de gráficos e infográficos sendo parte integrante da tese de doutoramento, em andamento, da pesquisadora Eliane Jordy – sobre a Ressignificação e requalificação do espaço físico de pré-escolas de São Tomé, em África. Desenvolvida no âmbito do Laboratório Interdisciplinar de Design Educação do Programa de Pós Graduação em Design da PUC-Rio – LIDE|DAD|PUC-Rio com supervisão da Professora Dra. Rita Maria de Souza Couto. O estudo visa levantar discussões relacionadas ao Design e a Educação, e aborda questões relacionadas ao espaço físico interno e externo de pré-escolas. A proposta apresentada, ainda em implantação, tem por objetivo dotar o espaço de elementos de coerência com a paisagem circundante, integrando as questões ambientais no projeto do espaço físico dos ambientes das escolas, não deixando de lado os aspectos funcionais, técnicos, ergonômicos, estéticos, econômicos e sociais. Sendo observado o relacionamento entre forma/espaço/usuário, assim como, as experiências proporcionadas, fatores determinantes do desenvolvimento sensorial, motor e cognitivo das crianças.
R. Marquês de São Vicente, 255 – sala 708F – Edifício Frings | Gávea/RJ Telefone: (21) 3527-1587E-mail: