O presente artigo trata da concepção e implementação da proposta pedagógica de Ensino Ágil na disciplina Projeto Básico Desenvolvimento DSG1003, nas turmas de Mídias Digitais e Comunicação Visual, no Design da PUC-Rio. Tem por objetivo apresentá-la e discutir sua pertinência em relação à Cibercultura levyniana presente na atual Era da Informação móvel e seus impactos nas situações de ensino/aprendizagem. Como arcabouço teórico, estabelecemos relações entre a Teoria Geral de Sistemas, de Bertalanffy (1968), e o Estruturalismo piagetiano, bem como seus reflexos nos princípios do Manifesto Ágil para desenvolvimento de software, que inspiraram o Ensino Ágil. Por fim apresentamos a proposta na prática, exemplificamos algumas técnicas e comentamos o uso da ferramenta digital Google Classroom. Nos seis períodos em que a proposta metodológica vem sendo implementada, observamos que a flexibilidade e agilidade do ensino possibilitou sua adaptação a diferentes perfis de aluno, o que gerou eficiência no desenvolvimento das habilidades e competências planejadas para a disciplina e, principalmente, gerou entusiasmo em alunos e professores.