Design e literatura digital interativa bilíngue

2015
  • Congresso
Anais do 7º Congresso Internacional de Design da Informação
Autor(es):
O artigo relata o processo de projeto de um livro interativo em formato digital bilíngue (Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS e Português) por meio de uma investigação que engloba relações entre o Design, a Educação e a Tecnologia. O livro tem por público alvo crianças surdas, mas pode também interessar igualmente crianças ouvintes, em função dos recursos de interatividade e da narração da história em duas línguas. O artigo apresenta um resumo da metodologia que norteia a pesquisa, contemplando o estudo de similares, a síntese da fundamentação teórica e os primeiros esboços de ilustração de personagens e cenários, bem como as opções iniciais de trilha sonora. Com o projeto aqui relatado almeja-se desenvolver, sob a perspectiva do Design, meios que possibilitem o conhecimento sobre as necessidades e potencialidades de crianças surdas, estimulando seu desenvolvimento e, com isso, propondo uma reflexão sobre as condições de inclusão educacional e de participação social de crianças surdas na sociedade.
R. Marquês de São Vicente, 255 – sala 708F – Edifício Frings | Gávea/RJ Telefone: (21) 3527-1587E-mail: