O presente artigo apresenta a proposta de um sistema de objetos que dão suporte ao currículo, elaborado, para ser utilizado como guia e material de apoio por educadores de Jardins de Infância de São Tomé e Príncipe. Este material, é um dos produtos resultantes do projeto desenvolvido pelo LIDE que tem como base a metodologia do Design em Parceria para a elaboração de conteúdo curricular para a Educação Infantil. Este trabalho foi pautado em um diálogo interdisciplinar entre Design e Educação, ilustra as diversas formas com que a atividade do Design pode participar dos processos de ensino-aprendizagem, potencializando a construção de conhecimento por meio da configuração de artefatos, ambientes e sistemas educacionais. O projeto está sendo desenvolvido por pesquisadores do Laboratório Interdisciplinar de Design Educação da PUC-Rio, Brasil, com o Ministério de Educação, Cultura e Ciência e o UNICEF da República de São Tomé e Príncipe, África, e apresenta outras diferentes frentes de atuação que não serão o foco deste texto, tais como, a elaboração de conteúdo curricular concernente à Educação Infantil, o oferecimento de curso de reciclagem para educadores e auxiliares, o projeto de materiais didáticos e a ressignificação de espaços físicos de Jardins de Infância