Cristina Portugal

2002 – presente

Experiências do Design e Educação em duas pequenas ilhas no Golfo da Guiné

Design na ressignificação de espaços educativos em São Tomé e Príncipe, África

O olhar atento: design a serviço de pessoas com TDAH

Design e literatura digital interativa bilíngue

Estudo de possíveis interações para e-book interativo para crianças surdas

Design em Situações de Ensino-Aprendizagem: 20 anos de pesquisa no Laboratório Interdisciplinar de Design/Educação

Projeto de Pesquisa de livro digital para crianças surdas e ouvintes a luz do design em situações de ensino-aprendizagem

Design and Narrative for Deaf and Listener Children

Design, Educação e Tecnologia

Design Committed to the Issues of Teaching and Learning

Designing a Learning Game for the Deaf Children as an Educational Technology

Educational suport for hypermedia design

Educational Suport for Hypermedia Design

Image in the knowledge construction

Cultura visual e educação: uma experiência interdisciplinar (relato de pesquisa)

Sobre a complexidade e a prática do Design

Design em ambientes de hipermídia

Educando através de aspectos artísticos do Design

Multi-trilhas virtual: avaliação do jogo de entretenimento para a aquisição da linguagem por crianças surdas.

Reflexões sobre Design, Cultura Visual e Educação na pós-modernidade

Design of Didactic Material: a multidisciplinary experience.

Design in Teaching and Learning Situations: an interdisciplinary dialogue.

Especialização de Design de Material Didático.

Design em situações de ensino-aprendizagem

Design in Situations of Teaching and Learning a case study

Image as a Language Learning Innovation

Design aplied to the visual literacy of deaf children

Design, game and learning

Design in Situations of Teaching and Learning a case study

Design em situações de ensino-aprendizagem: um diálogo interdisciplinar

Conceitos, fundamentos e ferramentas para o Design comprometido com o tema Educação a Distância

Design comprometido com o tema Educação a Distância

Design para construção e avaliação de objetos de aprendizagem mediados pela internet

Pós-doutorado em Design pela School of Communication da Royal College of Art, Londres, pelo Programa de Pós-doutorado no Exterior, CAPES. Atualmente é pesquisadora Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – PQ2. Doutora em Design pela PUC-Rio, com Estágio no Exterior PDEE na Universidade de Sevilha, Espanha. Mestre em Design e Bacharel em Comunicação Visual pela PUC-Rio. Especializou-se em Graphic Design pela U. C. Berkeley Extension Califórnia, USA. Realizou o segundo Pós-doutoramento em Design vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Design – Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação – Universidade Estadual Paulista (UNESP). E seu primeiro Pós-doutorado em Design junto ao Programa de Pós-Graduação em Design da PUC-Rio. Desde 2011, membro do Grupo de Pesquisa em Design Contemporâneo: sistemas, objetos, cultura, UNESP/CNPq. Desde 2002 é pesquisadora do Laboratório Interdisciplinar de Design e Educação (PUC-Rio). Desde 2010 é Editora da Revista Estudos em Design – CAPES Qualis A2. Atuou em duas gestões como Presidente da Sociedade Brasileira de Design da Informação – SBDI (2014/2019). Autora de artigos premiados e publicados em anais de congressos e em periódicos nacionais e internacionais na área de Design e Tecnologia. Autora do Livro Design, Educação e Tecnologia. Foi contemplada dez vezes com recursos financeiros obtidos junto a agências de fomento nacionais, estaduais e pró-reitorias para desenvolvimento de projetos de pesquisa e bolsas de auxílio à pesquisa da CAPES, CNPq e Faperj. Tem atuado principalmente nas áreas Design, Tecnologia, Comunicação, Design da Informação, Design de Interação, Experiência do Usuário, Educação e Interdisciplinaridade
R. Marquês de São Vicente, 255 – sala 708F – Edifício Frings | Gávea/RJ Telefone: (21) 3527-1587E-mail: