No Laboratório Interdisciplinar Design Educação – LIDE/DAD/PUC-Rio são desenvolvidas investigações sobre ensino, currículo, formação docente em Design, formação pós-graduada de designers brasileiros, iniciação universitária em Design, criatividade e interdisciplinaridade. Este laboratório reúne professores, pesquisadores, bolsistas de Iniciação Científica, alunos graduandos, mestrandos e doutorandos. O LIDE pertence à linha de pesquisa do Programa de Pós Graduação em Design (PPGDesign) intitulada Design: Tecnologia, Educação e Sociedade‘. Atualmente a maior ação do Laboratório é o Projeto de Pesquisa Educação Infantil: uma proposta em ação sob o olhar do Design, resultado da assinatura de um Memorando de Entendimento de Cooperação Técnica entre a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) – Escritório São Tomé e Príncipe e o Ministério de Educação, Cultura e Ciência (MECC) da República Democrática de São Tomé e Príncipe. No citado Memorando, MECC, UNICEF e PUC-Rio dividem um objetivo e um desejo comum, qual seja o desenvolvimento da Educação Infantil de qualidade, visando contribuir para a melhor aprendizagem e o bem-estar geral das crianças, bem como para a construção de conhecimento nacional, habilidades e capacidades técnicas, objetivando alcançar e manter uma Educação Infantil de qualidade em São Tomé e Príncipe. Os trabalhos que estão sendo realizados no âmbito do citado projeto de pesquisa compreendem a definição de Bases Conceituais do Projeto Político Pedagógico, a elaboração de Conteúdos Curriculares para Jardins de Infância nas quatro áreas de conhecimento – Linguagem, Matemática, Meio Físico e Social e, Expressões, compreendendo Arte e Movimento, Artísticas, a elaboração de Parâmetros Básicos de Espaço e Infraestrutura de funcionamento de Jardins de Infância, a elaboração de Proposta Pedagógica e de Plano de Formação Docente, além da realização de oficinas presenciais e a distância para formação de educadores e auxiliares, bem como a validação dos módulos curriculares em escolas públicas de São Tomé e Príncipe. Iniciado em 2012 com a assinatura do Memorando de Cooperação Técnica, o projeto de pesquisa em tela deverá estender-se até o ano de 2017, quando da implantação integral do currículo para turmas de quatro e cinco anos e fechamento da capacitação de educadores e auxiliares. Nestes quatro anos de desenvolvimento do projeto o LIDE/DAD/PUC-Rio contou com inúmeras colaborações além do seu quadro fixo de pesquisadores.
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