Educação Ambiental em Unidades de Conservação em Petrópolis, Rio de Janeiro: crianças como agentes de empatia e comprometimento com a causa da conservação da natureza foi apresentado em 25.09.2021, na 6ª edição do Congresso Internacional para Pesquisadores em Design Educação, sediado pela Universidade de Arte & Design de Shandong, em Jinan, China, no formato online. O artigo apresenta exemplos de eventos e programas de educação ambiental realizados em Unidades de Conservação em Petrópolis, estado do Rio de Janeiro, Brasil e um breve resumo de achados dos campos da História, Sociologia, Antropologia e Geografia da Infância, convergentes com os da Educação, que reconhecem a agência de crianças na produção cultural, bem como as múltiplas culturas infantis. Este trabalho é parte da pesquisa de mestrado desenvolvida no LIDE entre março de 2020 e fevereiro de 2022 e ressalta a importância do esforço continuado para levar crianças das redes pública e privada de ensino, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio, para atividades na natureza preservada. Os estímulos das áreas protegidas para o desenvolvimento e formação das crianças, sobretudo na formação de laços afetivos com o espaço, que transformam espaço em lugar e são essenciais para a memória humana, também iluminam percursos para a geração de empatia e encantamento com a causa da conservação da natureza. Esses atributos motivam e impulsionam a curiosidade, a vontade de conhecer, de descobrir, irrigando o processo de aprendizagem de forma orgânica, espontânea e integrada.
Environmental Education in Protected Areas in Petrópolis, Rio de Janeiro: children as agents of empathy for and engagement with the cause of nature Conservation was presented on September 25th 2021, at the 6th International Conference for Design Education Researchers’ second day, hosted by Shandong University of Art & Design, Jinan, China, in the online mode. The article presented examples of environmental education programs and events run in protected areas of Petrópolis, Rio de Janeiro state, Brazil, and a brief overview of novel findings in the history, sociology, anthropology, and geography of childhood, converging with those from the area of education, in which children’s agency in cultural production, the diversity of children’s cultures, and multiple childhoods are recognized. This work is part This work is part of the masters research developed in LIDE between March 2020 and February 2022 and outlines the importance of continued efforts to take children from private and public schools, from kindergarten to high school, to engage in playful activities in preserved nature. When the full potential of protected areas is harnessed for children’s development and education, in particular by helping them forge emotional bonds with space, which transform space into place and are essential for human memory, then new ways of fostering empathy and engagement with nature conservation can come to light. These attributes kindle and excite curiosity, the desire to learn and discover, boosting the learning process in an organic, spontaneous, and integrated way.