Este artigo faz parte de uma pesquisa em desenvolvimento de caráter interdisciplinar envolvendo Design e educação. O foco é a inclusão de alunos com Déficit de Atenção (TDAH) na sociedade e o processo de ensino-aprendizagem sob a perspectiva do Design. O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade é um transtorno neurobiológico com sintomas de desatenção e hiperatividade. Segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção (2016), o TDAH atinge 5% das crianças em idade escolar e é o maior responsável por repetências nas escolas. Esta pesquisa pretende disponibilizar diretrizes à luz de métodos de design, para a construção de ferramentas digitais para alunos com TDAH. Esta é uma pesquisa exploratória de cunho qualitativo no tratamento dos dados coletados na empiria. O estudo também apresenta tratamento bibliográfico e interdisciplinar. O recorte de público é o professor do Ensino Fundamental em escolas públicas no Rio de Janeiro. Esse projeto justifica-se por buscar soluções que permitam a capacitação de professores de forma abrangente, pretendendo atingir todo o país. Para atingir o um dos objetivos específicos da pesquisa, analisamos o design da interface de aplicativos para TDAH. Os resultados mostram que o cruzamento de técnicas de análise ajuda a compreender melhor a usabilidade da interface. Além disso, a análise dos aplicativos expôs erros graves, não só em relação ao design da interface no que tange ao bom uso de técnicas de design, mas principalmente ao design de uma ferramenta dedicada a pessoas com TDAH.