Reflexões sobre a prática do designer em projetos de atividades lúdicas digitais para ensino-aprendizagem infantil

2018
  • Dissertação
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Autor(es):
Os projetos envolvendo tecnologias digitais, design e educação têm uma presença significativa no Brasil e no mundo. Por meio deles, são criados e modificados serviços, produtos e modelos. No âmbito da educação formal, as atividades lúdicas digitais (ALDs) são recursos usados por professores e alunos durante situações de ensino-aprendizagem em instituições de ensino como escolas, universidades e cursos. Esta pesquisa tem como objetivo caracterizar o desenvolvimento das ALDs para o ensino-aprendizagem de crianças, visando compreender aspectos relativos ao contexto, à experiência de uso e aos processos de projeto. No universo dos projetos, é dado enfoque aos que são idealizados em empresas com estrutura editorial. A investigação se dá sob uma perspectiva multidisciplinar e utiliza como base os achados provenientes de revisão de literatura e de análise de conteúdo de entrevistas realizadas com gestores, professores, editores, designers e programadores. Pretende-se contribuir com os campos do Design e da Educação ao investigar, analisar e discutir métodos, processos, ferramentas e técnicas presentes em projetos de ALDs, bem como empreender reflexões sobre a atuação do designer em projetos desta natureza.
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