Estamos vivendo uma era caracterizada por pluralidades. Não é que elas não existissem antes, elas sempre estiveram presentes. O que vem ocorrendo de novo e fabuloso nos últimos anos é a possibilidade de comunicação entre essas tais pluralidades. A incorporação das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) por diversos sistemas sociais vem transformando intensamente a forma como organizamos, acessamos, construímos e disponibilizamos o conhecimento. Em alguns setores, os sistemas de produção vêm sendo particularmente afetados por essas transformações, manifestadas em diversos aspectos, como, por exemplo, nas estruturas empresariais em rede e no trabalho colaborativo. Analogamente, a Educação vem sofrendo profundas transformações, em particular na ampliação de cursos a distância e na produção de materiais didáticos voltados a essa modalidade. Por meio da presente pesquisa, pretendo trazer contribuições ao processo de trabalho aliado à troca de saberes na produção de materiais didáticos para educação a distância. Mais especificamente, busco descrever um conjunto de etapas para a constituição de um percurso metodológico para o desenvolvimento colaborativo e cooperativo de material didático para educação a distância, com base no diálogo interdisciplinar.