A presente dissertação tem por tema uma experiência acadêmica que vem ocorrendo desde o ano de 2006 no curso de Design da PUC-Rio, intitulada Design no Exterior, que são viagens guiadas com fins acadêmicos, nas quais um grupo de alunos participa de inúmeras atividades programadas e disparadoras de crítica e reflexão sobre o campo do Design. Para a consecução dos objetivos propostos foram realizados estudos sobre questões de aprendizagem, experiências pedagógicas inovadoras e ensino do Design,tendo por fio condutor o pensamento de autores como Rui Canário, Julio Cesar Furtado dos Santos, Malcolm Parlett e David Hamilton, Apparecida Mamede-Neves, Gustavo Bonfim e Carlos Teixeira. A pesquisa empírica abrangeu a análise de vasto material recolhido durante nove edições do programa. Na presente pesquisa a edição de 2014 foi tomada como base de análise, não apenas para discutir a relação entre os agentes envolvidos com o programa, como também avaliar efeitos e eventuais benefícios desta experiência educacional inovadora junto ao público alvo.