Conceitos, fundamentos e ferramentas para o Design comprometido com o tema Educação a Distância são discutidos com o objetivo fornecer subsídios para a inserção do designer na busca de modelos diferenciados para ambientes de aprendizagem mediados pela tecnologia. Abordando questões relacionadas ao impacto das novas tecnologias para a educação a distância, o artigo analisa a atuação do designer como potencializador da informação e da comunicação em ambientes de aprendizagem mediados pela internet. Problemas de comunicação e de informação foram considerados fatores essenciais na configuração de ambientes educacionais mediados pela tecnologia em ambientes de Educação a Distância. C om tais procedimentos visa-se o desenvolvimento de interfaces centradas no usuário e a melhoria dos padrões de ambientes educacionais, tornando o aprendizado a distância mais produtivo e interativo. Estes estudos possibilitaram uma visão geral exploratória sobre o problema do Design de Interfaces computacionais para ambiente de aprendizagem a distância mediado pela internet, que resultou na elaboração do Guia de Análise do Design de Interface – GADI. Para a validação do guia foi utilizado o ambiente ‘Oficina Projeto Didático’, que é oferecida pela CCEAD, Coordenação Central de Educação a Distância da PUC-Rio. Este, utiliza o LMS (Learning Management System) denominado Aulanet,