Esta investigação tem como pano de fundo o estudo da relação interdisciplinar entre Design e Educação, fundamentada na linha de pesquisa Design em Situações de Ensino-Aprendizagem. Com o objetivo de propor uma diversifcação de metodologias no espaço da escola, apresenta-se a aprendizagem com base na experiência enquanto práticas de ensino da contemporaneidade. Articulada no uso do recurso pedagógico “Inventação”, a pesquisa de cunho exploratório mostra como se deram as interações de uma professora do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular na zona sul do Rio de Janeiro com o brinquedo. O suporte teórico é construído a partir das interseções dos conceitos chave encontrados no Design em Situações de Ensino-Aprendizagem com a prática do desenvolvimento do “Inventação” em consonância com seu uso no ambiente escolar, situados nos escritos de Edwards, Forman e Gandini da escola Reggio Children em Reggio Emilia na Itália, de Cope e Kalantzis sobre multiliteracia, de David Kolb sobre aprendizagem com base na experiência e de Couto sobre interdisciplinaridade e Design em Situações de Ensino-Aprendizagem. As re?exões geradas por este trabalho dizem respeito às interações entre professores e alunos na sala de aula e a possibilidade da inserção de novos recursos pedagógicos no dia a dia do espaço escolar. O estudo produzido por esta dissertação vai além do brinquedo “Inventação” e as relações criadas em sala de aula, ele aprofunda nas possíveis trocas entre os campos do Design e da Educação.