A edição 173 da Revista Novamérica, publicada dia 17/02, trata do tema “Educação: dialogando com a Cultura Virtual e a Educação Híibrida”, trazendo reflexões dos impactos da cultura virtual nos processos educativos formais, não formais e informais. O artigo de Gilberto Mendes fala sobre a Plataformização da Educação e da maneira de não ficar refém das empresas multinacionais. Será que isso é possível?
No Brasil existem iniciativas muito interessantes que oferecem opções às estruturas sofisticadas de grandes grupos multinacionais. Tomemos como referência o modelo de negócio do Educação Livre, um projeto de atuação nacional, sem fins lucrativos que oferece educação gratuita, para jovens que procuram oportunidades de trabalho e estudo. Outra experiência bem interessante direcionada à educação digital chama-se EducaMídia, uma iniciativa do Instituto Palavra Aberta. Esse programa foi criado para capacitar professores e organizações de ensino. Também existem iniciativas como a do Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho, que possui uma preocupação com adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social e educacional.
Leia o artigo completo de Gilberto Mendes nesta edição da Revista Novamérica pelo link a seguir: http://www.novamerica.org.br/ong/?p=2276