O design socialmente responsável e a busca de possíveis caminhos para a produção de artigos de moda

No dia 25 de março de 2022 aconteceu a defesa da tese de doutorado de Barbara Cruz, “O design socialmente responsável e a busca de possíveis caminhos para a produção de artigos de moda”. Em seguida, Barbara relata sua história e o que a levou a desenvolver esse projeto:

“Eu, Bárbara de Oliveira e Cruz, após 20 anos de experiência profissional como designer de moda atuando no Rio de Janeiro, decidi mergulhar nessa pesquisa a fim de descobrir se um designer de moda socialmente responsável consegue atuar desvinculando-se de uma produção de artigos de moda que se mostra hoje bastante opressiva e insustentável.”

“Existem caminhos alternativos para a produção de artigos de moda desvinculados do modelo dominante de produção denominado fast fashion, a partir da prática de designers socialmente responsáveis? Foi feito um levantamento de ações de responsabilidade social no setor e entrevistas com designers que agem por esse viés. Durante o percurso percebeu-se que a responsabilidade social poderia ser alcançada a partir da prática da costura e do artesanato local, foram investigados, então, exemplos de negócios sociais com costura e artesanato no Rio de Janeiro, construindo a partir desses exemplos um estudo de múltiplos casos.”

“A pandemia do Covid-19 atravessou a pesquisa, influenciando seu desenvolvimento e seus resultados. A pesquisa foi orientada pela professora Rita Couto, que acompanha minha vida acadêmica desde minha graduação. Rita orientou meu projeto final de graduação na PUC-Rio na década de 1990, além de minha pesquisa de mestrado. Minha coorientadora, Roberta Portas, foi também uma grande parceira nessa jornada e me acompanha desde minha dissertação de mestrado.”

“A banca composta por grandes professores deu uma enorme contribuição à pesquisa, o professor Daniel Malaguti com toda sua experiência na área de sustentabilidade no design, a professora Bianca Martins que vem acompanhando meus projetos desde o LIDE, a professora Jackeline Farbiarz com grandes contribuições na banca e nas aulas de metodologia e a professora Lilyan Berlim que foi uma referência em toda a pesquisa, com sua grande produção como autora e pesquisadora do tema moda sustentável. Além dos professores da banca e minhas orientadoras agradeço também aos funcionários do departamento de Artes e Design, aos amigos e familiares e à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) que apoiou a realização da pesquisa.”

R. Marquês de São Vicente, 255 – sala 708F – Edifício Frings | Gávea/RJ Telefone: (21) 3527-1587E-mail: