O livro “Design for People Living with Dementia” reúne, ao longo de 18 capítulos, uma coletânea de pesquisas que abordam como o Design Thinking e a cocriação podem contribuir para o desenvolvimento de produtos, espaços e serviços voltados para o bem viver de pessoas com demência. A publicação compila uma série de inovações e intervenções criativas nos campos do Design e da Arquitetura que rompem com os paradigmas negativos sobre a saúde e o cuidado social de pessoas vivendo com a demência. O livro é indicado para pesquisadores em design de produto, design de serviço, design de experiência, arquitetura, pesquisa em design, design de informação, design centrado no usuário e design para a saúde que desejam ampliar seu olhar sobre o cuidado de pessoas com demência.
Aline Aride e Rita Couto são as únicas pesquisadoras brasileiras a compor a publicação, com o capítulo “Products and Strategies for Dementia Rehabilitation and Prevention in Nursing Homes”. O trabalho é derivado da Dissertação de Mestrado “Para lembrar-me de mim: produtos e serviços terapêuticos para prevenção e reabilitação da Doença de Alzheimer em idosos institucionalizados”, defendida em 2019, na PUC-Rio. No mesmo ano, a Dissertação também conquistou o 1º lugar na categoria “Trabalhos escritos não publicados” do Prêmio Design Museu da Casa Brasileira.
O capítulo do livro apresenta duas soluções desenvolvidas a partir do design aberto e em parceria com um time multidisciplinar, que exploram meios de estimular pessoas com diferentes tipos de demência de forma holística e individualizada. As soluções foram desenhadas e testadas durante uma pesquisa de campo realizada por 14 meses no Centro de Atividades Bem-Viver, instituição de longa permanência e Centro-Dia localizado no Rio de Janeiro. Entre os resultados do trabalho, observou-se que os produtos desenvolvidos foram capazes de estimular a memória e a cognição de sujeitos com diferentes tipos de demência e cooperaram para a recuperação de suas identidades a partir do design aberto e participativo. Ainda, contribuíram para o reforço do compromisso ético do design com a inovação social.
Em 2019, após apresentarem o trabalho “O despertar das identidades adormecidas: produtos terapêuticos multifuncionais para a reabilitação da demência em idosos institucionalizados” no MX Design Conference, Aline e Rita foram convidadas por Paul Rodgers, pesquisador e professor da Universidade de Strathclyde, a submeterem um resumo do trabalho para um novo livro que Paul estava organizando sobre intervenções de Design voltadas para a demência. No mesmo ano, o resumo foi submetido para a equipe editorial e, em seguida, aprovado. Após três anos de pandemia e de revisões, o livro foi publicado em maio deste ano.
Os livros podem ser encontrados pela Routledge ou pelo site da Amazon.