Olá! Meu nome é Fabiana Prado e é uma grande alegria apresentar minha pesquisa aqui na Semana de design da PUC.
Meu tema é uma proposta de ensino para graduação em design sob uma perspectiva iterativa e incremental.
O desenvolvimento incremental é baseado na ideia de desenvolver uma implementação inicial, expô-la aos comentários dos usuários e continuar por meio da criação de várias versões até que um sistema adequado seja desenvolvido.
Atividades de especificação, desenvolvimento e validação são intercaladas, e não separadas, com rápido feedback entre todas as atividades.
E por que isso é relevante?
Hoje a comunicação, e portanto a cultura, se dá majoritariamente por meios digitais móveis, nas palmas das nossas mãos. É o que Levy chamou de Cibercultura, numa Sociedade em Rede, conceito cunhado pelo Castells.
Para acompanhar a evolução da sociedade e considerando que as características e saberes do aluno são parte fundamental do processo ensino/aprendizagem, de acordo com Vygotsky, Dewey, Piaget e Freire, é muito importante que a universidade tenha suas propostas pedagógicas também em constante transformação.
Além disso, a perspectiva incremental é democrática e inclusiva. Logo nas primeiras aulas do período é possível elaborar um diagnóstico inicial e facilitar o estímulo de diferentes perfis de alunos. Ou seja, podemos ajustar a orientação dos ciclos de projeto a cada estudante de acordo com suas especificidades, repertório visual, bagagem cultural e características cognitivas, . Assim oportunizamos que todos tenham crescimento relevante e terminem o período com resultados consistentes.
A partir dessa proposta metodológica, tenho a intenção de Colaborar para enriquecer o processo de ensino/aprendizagem de Design na universidade.
Foi realizado levantamento bibliográfico e documental referente ao contexto de pesquisa e embasamento teórico. As impressões dos alunos foram coletadas por meio de mesões online e questionários, além da observação participante.
O referencial teórico se baseia na TGS do Bertalaffy e no Estruturalismo do Piaget, que deram origem às metodologias ágeis de desenvolvimento de software, nas quais me inspirei para elaborar o Ensino Ágil.
De que modo eu fiz esse paralelo? Esse é um esquema do Scrum, um método ágil conhecido.Aqui o objetivo é um produto complexo, que é dividido em partes e cada uma tem ciclos de desenvolvimento completo gerando um entregável.
No método de ensino que proponho, O objetivo é um sistema de design. As partes são módulos de projeto Que também tem seu ciclo de desenvolvimento completo e gera um entregável.
A investigação aconteceu no semestre 20.1 em uma das turmas de projeto3, que tem foco no desenvolvimento e fecha o ciclo básico de projetos do design da PUC.
Durante o período propusemos, Evelyn Grumach e eu, pequenos projetos simples e rápidos que se encerraram em si mesmos (iterativos) e se complementaram (incrementais). Aos poucos construímos um sistema complexo e de alta qualidade, em que o resultado final é superior foi soma de suas partes.
Cada módulo passou por etapas de apresentação, feedbacks e análise, em iterações A análise de cada etapa foi feita por alunos e professores. Isso ofereceu Aos Alunos novos pontos de partida para quem quiser aperfeiçoar seus projetos. E Aos Educadores , uma avaliação diagnóstica que apontou caminhos, tanto trilhados como a trilhar.
Aqui vemos uma amostra do questionário que foi aplicado.
Essas respostas de verdadeiro ou falso apontam a evolução na autonomia dos aluno, Que é uma das habilidades desenvolvidas no projeto 3.
Os dados parecem apontar que a metodologia contribui para práticas educacionais pertinentes à Era da Informação móvel, que podem ser aplicadas em situações que tenham como prerrogativa o aprendizado consistente e constante, com resultados complexos e relevantes.
Essa é a bibliografia desta apresentação.
Muito obrigada!