Este estudo teve por objetivo refletir sobre estratégias para o design de materiais didáticos digitais direcionados à pós-graduação. Inúmeras investigações vêm sendo desenvolvidas sobre planejamento, desenvolvimento, qualidade e avaliação de materiais digitais com fins educacionais. Desses relatos, podemos evidenciar a importância da experimentação para aprimorar conhecimentos, identificar recursos em potencial e desenvolver habilidades para a proposição desses materiais. Sob essa perspectiva, a presente tese abordou o planejamento, a produção e a análise de materiais didáticos digitais para duas disciplinas oferecidas pelo Programa de Pós-graduação em Design da PUC-Rio. A pesquisa foi orientada a práticas que promovessem flexibilidade de produção e de uso dos materiais educacionais, permitindo ao professor maior autonomia sobre a sua atividade didática. As duas experiências analisadas apontam para o fato de que não se pode definir um modelo único para atender iniciativas de ensino voltadas para a pós-graduação. Cada demanda requer um planejamento específico, considerando a arquitetura pedagógica e as estratégias de ensino-aprendizagem. A investigação caracterizou-se como uma pesquisa do tipo exploratória com abordagem qualitativa, justificada pelo objeto de estudo que se encontra em um movimento de construção e experimentação a partir da realização de diversas experiências de criação e uso. A pesquisa buscou proporcionar uma ampliação dos referenciais existentes sobre a elaboração e análise de materiais educacionais, assim como contribuir como incentivo à reflexão sobre novos espaços virtuais para a produção de conhecimento na Pós-graduação em Design.